Exames

Exames

Qualidade e tecnologia de ponta ao seu alcance.

A CORY é uma moderna clínica de diagnósticos por imagem instalada no Crato, sendo referência no Cariri. Desde 2017, a unidade oferece diversos exames por imagem em equipamentos de alta. Possui aparelho de alto campo 1.5 Tesla, que permite obter imagens de alta resolução em um sistema mais confortável para o paciente. Confira os principais exames.

Principais Exames

Tomografia

A Tomografia Computadorizada Multislice é um exame indolor e não invasivo, indicado para ser feito em qualquer parte do corpo como abdômen, tórax, articulações, crânio e ossos. Neste exame pode ser necessária a injeção endovenosa de um meio de contraste para melhorar a eficácia na detecção ou caracterização de eventuais lesões.

Como funciona?

A Tomografia Computadorizada Multislice é um exame que utiliza raios-X para realização de imagens em 360º, que são enviadas para o computador como “fatias” do corpo. A imagem da parte examinada, como o ombro, por exemplo, é disposta na tela do computador e depois fotografada para que o médico especialista possa diagnosticar com precisão.

Contraindicações:

  • Peso limite de 150 kg;
  • Gestantes (exceto em casos de vida ou morte);
  • Pacientes com insuficiência renal: devem realizar o exame sem contraste;
  • Pacientes diabéticos: suspender alguns tipos específicos de medicação no dia do exame e um dia após o exame;
  • Pacientes portadores de asma brônquica ou com outros tipos de alergia: devem receber cuidados especiais para a realização de exames com contraste, como preparo com antialérgicos( comunicar a clinica com antecedência ); Histórico de alergia ao contraste iodado (se necessário);

Preparo para o exame com contraste:

  • Fazer jejum de 4 horas antes do exame;
  • Pacientes que fazem uso algum medicamento do grupo da Metformina, devem suspender o medicamento no dia do exame e após o exame por 24 horas;

Preparo para o exame sem contraste:

  • Não é necessário jejum, nem qualquer outro tipo de preparo.

Ressonância Magnética 1.5 Tesla

A Ressonância Magnética é um exame indolor e não invasivo, onde se obtém imagens sem o uso do Raio-X ou outras formas de radiação. É usado para estudos das doenças do cérebro, coluna, articulações, patologias abdominais e muito mais.

Como funciona?

Neste exame, o paciente é colocado em um campo magnético no qual se aplicam ondas de radiofrequência capazes de produzir imagens de alta qualidade das mais diversas regiões do corpo. Durante o exame o paciente fica deitado em uma maca que deslizará através de uma abertura para o centro do aparelho. Neste exame pode ser necessária a injeção endovenosa de um meio de contraste para melhorar a eficácia na detecção ou caracterização de eventuais lesões.

Contraindicações:

  • Peso limite de 200 kg;
  • Marca-passos cardíacos;
  • Implantes cocleares;
  • Clipes de aneurismas intra-cranianos que não sejam de Titânio.

Preparo para o exame com contraste:

  • Fazer jejum de 4 horas antes do exame;

Preparo para o exame sem contraste:

  • Não é necessário jejum;
  • Retirar todos os objetos metálicos, como: jóias, piercings, grampos de cabelo, relógios, óculos, sutiã com aros, perucas e aparelhos auditivos;
  • Pacientes com claustrofobia: disponibilizamos de anestesia para a realização do exame. Informe sua condição ao marcar o exame e procuraremos a melhor forma de atendê-lo.

Obs.: Pacientes portadores de alguns aparelhos, implantes, próteses ou quaisquer objetos metálicos estarão impossibilitados de realizar o exame sob anestesia. Informe-se em nossos canais de atendimento.

Ultrassonografia

A Ultrassonografia Geral é um exame totalmente inofensivo, podendo ser realizado inclusive em gestantes e recém-nascidos. Não utiliza Raio-X ou outras formas de de radiação ionizante em seu diagnóstico. Avalia os órgãos internos, bem como suas eventuais alterações: fígado, vias biliares, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, bexiga, alças intestinais, aorta, retroperitôneo, articulações, tireóide, mamas, partes moles, útero, ovários, próstata dentre outros.

Como funciona?

Através de um transdutor (sonda), o médico ou técnico radiologista manuseia o aparelho utilizando um gel à base de água, passando pela área analisada onde as imagens são transmitidas simultaneamente na tela do aparelho.

Contraindicações:

  • Paciente virgem não pode fazer Ultrassom transvaginal.

Preparo para o exame:

  • Para realizar apenas o Ultrassom de abdome total ou de vias urinárias, é necessário: Ingerir 1 hora antes do exame 3 copos de água (totalizando 600ml) e ficar sem urinar a partir do momento que começar a tomar água.
  • Para o Ultrassom de Abdome: A última refeição realizada antes do exame deverá ser leve (sem gordura). Jejum de 6 horas. Para quem fez cirurgia bariátrica ou retirada da vesícula: jejum de 3 horas.
  • Para os demais tipos de Ultrassom (mama, tireóide, transvaginal, mama, partes moles, articulações, etc): não é necessário jejum, nem qualquer outro tipo de preparo.
  • Para o Ultrassom de Abdome, renal ou aorta com Doppler: A última refeição realizada antes do exame deverá ser leve (sem gordura). Jejum de 6 horas. Para quem fez cirurgia bariátrica ou retirada da vesícula: jejum de 3 horas.

Para os demais tipos de Ultrassom com Doppler (Tireóide com Doppler, Transvaginal com Doppler, Doppler de Carótidas e Vertebrais, Doppler Arterial de Membro Superior ou Inferior, Doppler Venoso de Membro Superior ou Inferior): Não é necessário jejum, nem qualquer outro tipo de preparo.

Biópsias e Punções Guiadas por Ultrassonografia

Os exames de Biópsias e Punções Guiadas por Ultrassonografia tem por objetivo colher material de uma lesão ou de um órgão do corpo para ser avaliado por um especialista. É um método completamente seguro e feito sob anestesia local.

Como funciona?

Este procedimento tem por objetivo a punção de diversos tipos de lesões no interior do organismo e retirar fragmentos para análise. Para orientar com precisão ao médico radiologista a respeito do melhor lugar de entrada e trajeto da agulha de biópsia, este procedimento é guiado pelo aparelho de Ultrassonografia. Ao atingir o alvo, a agulha retira amostra de seu tecido e o procedimento é encerrado. Após o término do procedimento, o paciente é encaminhado para a sala de recuperação, onde permanecerá pelo menos duas horas, até receber alta do radiologista intervencionista.

Contraindicações:

  • Gestante;
  • Distúrbios da coagulação (condição que facilita sangramentos) que não possam ser corrigidos.

Preparo para o exame:

  • Suspender por 07 dias antes do exame, medicamentos que sejam anticoagulantes e/ou antiagregantes
  • Contagem de plaquetas de pelo menos 50.000 e INR (tempo de protrombina) entre 0,9 e 1,5.

Mamografia

A Mamografia Digital é o exame essencial para o rastreamento e prevenção do Câncer de Mama. É rápido mas pode gerar um leve desconforto. O nível depende da sensibilidade individual, mas normalmente é tolerável, e o desconforto provocado pelo exame é breve.

Como funciona?

A Mamografia é um tipo específico de exame das mamas que utiliza Raios-X para produzir imagens. O mamógrafo é formado por duas placas que pressionam as mamas, horizontal e verticalmente. Ao comprimir os seios, o tecido mamário se espalha e, consequentemente, se obterá imagens mais nítidas do exame.

Contraindicações:

  • Gestante.

Preparo para o exame:

  • Não usar cosméticos na região das mamas e axilas;
  • Se as mamas ficam doloridas durante o período menstrual, evite realizar o exame neste período, realizando-o preferencialmente após o término da menstruação.

Densitometria Óssea

A densitometria óssea é um exame indolor, que vai avaliar a densidade mineral óssea da coluna lombar e do fêmur, a fim de diagnosticar casos de osteoporose ou de doenças que atingem os ossos. O procedimento também tem aplicação em pediatria, para acompanhar o crescimento da criança e do adolescente.

Como funciona?

O médico ou técnico especializado irá posicioná-lo no aparelho, deitado e com as pernas em um suporte de esponja, alinhando a pelve e a coluna vertebral. O laser do aparelho passará em ziguezague sobre os órgãos a serem analisados, digitalizando os resultados.

Contraindicações:

  • Gestante

Preparo para o exame:

  • Não ter ingerido cálcio nem polivitamínicos nas 24 horas que antecedem o exame;
  • Não ter realizado exames contrastados, de preferência nos últimos 15 dias;
  • Tirar os piercings e objetos metálicos.

Radiografia

A radiografia se refere ao exame de raio X, que mostra partes internas do organismo.

Como funciona?

A radiografia é exame de imagem que utiliza raios X. Durante o procedimento, um feixe heterogêneo de raios X é produzido por um gerador e projetado sobre um objeto (a parte do corpo a ser examinada). A densidade e a composição de cada área determinam a quantidade de raios X absorvida.

Contraindicações:

  • Gestante

Preparo para o exame:.

  • Não tem preparo.
  • Não estar usando: brincos, correntes, piercings, tiara de meta ou anéis, na região que será avaliada.
  • Não estar usando nada que contenha metal.

AGENDE SEU EXAME AGORA MESMO VIA WHATSAPP

FALE CONOSCO

Entre em Contato

Preencha os campos abaixo com suas dúvidas, estamos ansiosos para lhe atender!