Vantagens da Mamografia Digital

Vantagens da Mamografia Digital

A mamografia é um tipo especial de radiografia, sendo o melhor método de detecção precoce do câncer de mama. Este exame dispõe de uma tecnologia que obtém através de computadores e detectores, uma imagem digital da mama com melhor definição de imagem.

O câncer de mama é o tipo de mais comum entre as mulheres no mundo respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Só no Brasil, são quase 58 mil mulheres diagnosticadas com câncer de mama anualmente. Porém, as chances de cura são bem altas – em torno de 98% – se a doença for diagnosticada logo no início por meio da mamografia digital.

Pra que serve a mamografia digital

A mamografia digital consegue verificar desde microcalcificações e nódulos pequenos, até o câncer em estágios bem iniciais, com tumores menores de 2 cm (estadiamento inicial), indicando também as características desse nódulo. Com isso, o exame permite o início rápido do tratamento.

Assim, a mamografia digital serve para:

  • Identificar lesões benignas;
  • Identificar a existência de câncer;
  • Avaliar o tamanho e tipo de nódulos.

Como é feito e quem precisa fazer o exame

O exame é realizado de forma semelhante à mamografia convencional, podendo ser compreendido como um Raio-X das mamas. O procedimento é basicamente o mesmo: a paciente é posicionada em pé, e as mamas serão colocadas, uma por vez, no aparelho. Haverá uma compressão, horizontal e verticalmente. No caso da mamografia digital, este processo é mais ágil e, por isso, menos desconfortável que o convencional.
Mas a partir de que idade o exame é indicado? A mamografia, seja digital ou convencional, deve ser feita anualmente, como exame de rotina, por todas as mulheres com mais de 40 anos. O exame pode ser antecipado para mulheres com 35 anos, desde que estejam no “grupo de risco”: aquelas pacientes com casos na família antes dos 50 anos ou com outros parentes de primeiro grau com câncer de ovário ou ainda história familiar de câncer de mama masculino.

Antes dos 35 anos o exame não é indicado porque as mamas ainda são densas e firmes, impedindo a boa penetração dos Raios-x no tecido mamário. Dessa forma, a identificação de algum nódulo ou cisto não será satisfatório. Se houver suspeita de nódulos, a indicação é de uma ultrassonografia.

Principais vantagens da mamografia digital

A principal vantagem do exame digital é a qualidade gerada, de alta definição, que permite uma visualização mais detalhada das mamas, percebendo as pequenas alterações. Além disso, neste tipo de mamografia as imagens já são geradas digitalmente, permitindo ajustes para melhorar ainda mais a visualização.

As principais vantagens da mamografia digital são:

  • Causar menos dor e desconforto que a mamografia convencional;
  • Ser mais indicada para mulheres com mamas grandes ou muito densas;
  • Ser mais fiável na identificação de nódulos com menos de 1cm;
  • Menor tempo de exposição à radiação, já que o exame é feito mais rapidamente;
  • Permite o uso de contraste para avaliar também os vasos sanguíneos da mama;
  • O resultado pode ser armazenado em arquivo eletrônico, dispensando a impressão em chapas;
  • Permite a impressão das imagens em papel de alta qualidade.

Por estes motivos, a mamografia digital já é uma realidade na Região do Cariri, o Centro Médico Cory possui equipamentos de última geração e convênios com os melhores planos para o sua comodidade. Tire suas dúvidas sobre o exame agora mesmo via Whatsapp.

Deixe um comentário