Tomografia Computadorizada na detecção de pequenas alterações no seu corpo.

Tomografia Computadorizada na detecção de pequenas alterações no seu corpo.

A Tomografia Computadorizada é um procedimento capaz de apontar pequenas alterações em nossos ossos, tecidos e órgãos, por fornecer imagens radiográficas mais precisas. Trata-se de um exame mais detalhado, que costuma ser utilizado para diagnosticar precocemente nódulos, tumores, condições pulmonares e cerebrais.

Com a Tomografia Multislice os exames são mais rápidos e mais precisos, permitindo reconstruções que melhoram a capacidade diagnóstica. Permitem ainda exames de alta definição de vasos (angiografias), usadas para diagnóstico e programação cirúrgicas de aneurismas e malformações vasculares. Podem ser feitos exames especiais, como a colonoscopia virtual e estudo do Coração e Coronárias.

O exame é realizado com o paciente deitado, numa maca especial, que se movimenta por dentro do aparelho. É importante que o paciente se acomode bem, fique relaxado e imóvel, seguindo com atenção as orientações do técnico. Em alguns dos exames de TC é utilizado o contraste iodado endovenoso. Este contraste é extremamente seguro, mas apresenta um risco muito baixo de reações alérgicas quando usado por via endovenosa.

Pacientes com antecedentes de reação alérgica prévia ao uso de contraste, incluindo crises de falta de ar, coceira na garganta e pelo corpo, devem informar no agendamento de exames.

Não existem contra-indicações formais à realização de exames de tomografia computadorizada, devendo ser evitados em pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez.

Deixe um comentário