Especialidades

Especialidades Médicas

Atendimento rápido e acolhedor.

O Centro Médico Cory reúne especialidades médicas em uma estrutura de alto padrão, com serviços de qualidade e acessível para todos. Confira nossas especialidades.

Cirurgia Buco-Maxilo-Facial

O cirurgião buco-maxilo-facial é um profissional da Odontologia que tem pós-graduação realizada em ambiente hospitalar, por um período que varia de dois a quatro anos de dedicação exclusiva. Por isso, conhece tudo sobre traumas de face e ossos do crânio.

Ele trata doenças e tumores da boca, corrige anomalias faciais como maxilar ou mandíbula muito grande, pequena ou desviada para os lados (assimetrias). Além disso, é ele quem cuida dos enxertos para reposição de osso perdido ou atrofiado na boca (maxilar e mandíbula), podendo também realizar implantes dentários. Está apto a tratar de casos mais complexos de reconstrução facial. Dores faciais (na ATM) e problemas de apneia do sono também estão dentro da área de atuação do Cirurgião Buco-Maxilo-Facial.

Sintomas Relacionados
Mordida Cruzada, dores faciais, apneia do sono.

Tratamentos Relacionados
Implantes, Proteses, Exodontia.

Clínico Geral

O clínico é um profissional de conhecimentos abrangentes, estando apto a tratar diversas doenças e encaminhar o paciente a um especialista, quando houver necessidade.

Sintomas Relacionados
Entre os sintomas mais comuns tratados por esta especialidade, encontramos dor de cabeça, vômitos, mal-estar em geral, tontura, fadiga, diarreia e dores no peito.

Exames Relacionados
Exames laboratoriais, Raio-X, Ecocardiograma, Ultrassom, entre outros.

Colonoscopia

A colonoscopia é um exame que permite ao médico analisar o revestimento interno do intestino grosso e parte do intestino delgado, em uma área que corresponde ao reto, ao cólon e ao íleo terminal. O procedimento ajuda a encontrar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações no órgão, sendo atualmente um dos principais métodos de rastreamento do câncer de cólon e reto.

O médico pode recomendar a realização de colonoscopia nas seguintes situações:

  • Investigação de sinais e sintomas. A colonoscopia pode ajudar no esclarecimento das situações de dor abdominal, retorragias (perda de sangue vivo nas fezes), alterações analíticas (por exemplo, anemia), alterações do trânsito intestinal ou diarreia crónica.
  • Rastreio do cancro do cólon e reto. As pessoas com 50 anos ou mais, e sem outros fatores de risco (nomeadamente história familiar de cancro ou pólipos do cólon), devem realizar a primeira colonoscopia de rastreio. Existem outros métodos de rastreio que poderão ser discutidos com o médico. Nalgumas populações de risco (nomeadamente com antecedentes familiares de pólipos ou tumores colorrectais, ou síndromes que predisponham a maior risco de lesões) a colonoscopia é o método de eleição para o rastreio.

Dermatologia

A dermatologia é a especialidade médica que cuida da saúde do maior órgão do corpo humano: a pele. Além disso, o dermatologista trata a saúde de pelos, unhas e cabelos, e as mucosas, que são os tecidos que revestem alguns órgãos, como a da boca, por exemplo.

O dermatologista também pode prescrever tratamentos que promovam a beleza estética destas partes do corpo humano.

Quando devo procurar um dermatologista?

Sempre que surgir alguma alteração em sua pele, cabelos e unhas. Por exemplo, quando aparecerem coceiras, reações a determinados cosméticos ou medicamentos, queda de cabelo, excesso de oleosidade na pele, queda ou surgimento em excesso de pelos em determinadas áreas do corpo.

O dermatologista também é o único profissional indicado para realizar procedimentos estéticos como aplicação de toxina botulímica (conhecido popularmente como botox), peeling, dermoabrasão, tratamento de acne, remoção de tatuagens e depilação a laser.

A prescrição do dermocosmético adequado para o seu tipo de pele e cabelos também é feita pelo médico especialista em dermatologia.

Endocrinologia

É a especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas e das doenças que as afetam. As glândulas são órgãos do corpo humano que liberam os hormônios na corrente sanguínea. Já os hormônios, por sua vez, são substâncias que regulam o funcionamento de diversas funções do nosso organismo.

Quando uma glândula para de funcionar corretamente, causa uma série de problemas e é o endocrinologista o médico que irá auxiliar o paciente a reverter esse quadro.

Além disso, doenças relacionadas ao metabolismo também são tratadas por este profissional da medicina.

Quando devo procurar um endocrinologista?

Sempre que houver algum problema relacionado ao metabolismo do seu corpo, ganho ou perda de peso rápidos e sem causa aparente, problemas de crescimento ou quando houver diagnóstico de doenças como diabetes e alterações nos níveis de colesterol ou triglicérides.

Pessoas que desejam perder peso têm no endocrinologista um aliado importante, uma vez que ele é o profissional que verificará, por meio de exames clínicos e laboratoriais, se todas as glândulas estão funcionando de maneira saudável e se o ganho de peso não está sendo influenciado por alguma alteração hormonal.

Endoscopia

A endoscopia é realizada com endoscópios, que existem para o diagnóstico da mucosa de todo o trato gastrointestinal dos seres humanos. É com este equipamento que os médicos especialistas diagnosticam e fazem tratamento terapêutico na maioria das doenças gastrointestinais.

Para que serve

Para o diagnóstico de muitas doenças que acometem direta ou indiretamente essa região. Entre as principais, estão refluxo, gastrite, úlceras, pólipos, doenças infecciosas e câncer em estágio inicial e avançado.

Ginecologia

A Ginecologia é a especialidade médica que trata da saúde da mulher em todas as idades. O Ginecologista cuida e previne doenças do sistema reprodutor feminino, sendo responsável pelas consultas de rotina, prescrição de métodos contraceptivos, sexualidade, gravidez e tratamentos para menopausa e infertilidade.

Sintomas Relacionados
Problemas de corrimento, problemas na menstruação, dor na relação sexual e sintomas da menopausa são alguns dos sintomas tratados pelo ginecologista.

Exames Relacionados
Ultrassom pélvico; Rastreamento infeccioso; Colposcopia; Citologia (Prevenção anual); Mamografia entre outros.

Mastologia

Mastologia é a especialidade que estuda as doenças da mama, dentre elas o câncer da mama. O mastologista é médico especializado, dedicado à saúde das mamas, examinando, diagnosticando e tratando doenças relacionadas a esse órgão.

Sintomas Relacionados
Nódulos nas mamas e dores nas mamas são alguns dos sintomas tratados pelo mastologista.

 

Exames Relacionados
Mamografia, ultrassom, ressonância, entre outros.

Neurocirurgia

A Neurocirurgia é uma especialidade médica que se ocupa do tratamento de adultos e crianças portadores de doenças do sistema nervoso central e periférico.

Sintomas Relacionados
Dores de cabeça (cefaleia), problemas de memória e convulsões são alguns dos sintomas tratados pelo médico neurologista.

Exames Relacionados
Eletroencefalograma.

Neuropediatria

A Neuropediatria é o ramo da neurologia que se dedica ao estudo das doenças do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso. Devido às características do desenvolvimento infantil, possui importância no controle de doenças com comprometimento neurológico. A atuação dos profissionais nesta especialidade engloba além do tratamento, o acompanhamento e prevenção de uma série de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. Atua a partir dos anos iniciais do desenvolvimento, desde o período neonatal; possibilitando atenção especial em casos de Epilepsia, Paralisia cerebral, dores de cabeça e junto a crianças portadoras de Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista, ou com distúrbios de aprendizagem e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Os principais problemas trazidos ao neuropediatra são:

  • Dificuldade escolar
  • Dores de cabeça ou cefaleia
  • Hiperatividade e déficit de atenção (TDAH)
  • Tics, gagueira
  • Alteração do tamanho e da forma da cabeça
  • Epilepsia e crise convulsiva
  • Meningite
  • Dificuldade para caminhar ou falar
  • Atraso para falar
  • Atraso para caminhar
  • Hipotonia (“molinho”, floppy baby)
  • Distúrbios do sono (como insônia, terror noturno, etc)
  • Paralisia cerebral
  • Doenças musculares
  • Erros inatos do metabolismo
  • Doenças degenerativas do sistema nervoso central e periférico
  • Autismo
  • Síndromes genéticas

Obstetrícia

Obstetrícia é a especialidade médica que atua no cuidado das gestantes. O especialista acompanha todo o pré-natal, realizando exames clínicos e solicitando exames complementares e também é o responsável central pelo momento do parto.

 

Odontologia Estética e Reabilitadora

Odontologia é a especialidade que cuida da saúde e da estética bucal, sendo responsável pelo tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face.

Quando devo me consultar com o dentista?
É recomendado que seja feita a consulta com o dentista duas vezes por ano, para que o especialista possa avaliar a situação dos dentes e da gengiva, sendo uma oportunidade de tratar problemas bucais comuns como a cárie e prevenir doenças graves como o câncer de boca. Durante a consulta, o dentista também orienta sobre como fazer a escovação corretamente. No caso de crianças, pode ser recomendável um maior número de visitas anuais, para acompanhar o crescimento dos dentes.

Sintomas Relacionados
Dor de dente, cáries, ATM, dor ao mastigar, mau hálito,gengiva inflamada.

Exames Relacionados
Clareamento, Canal, Ortodontia, Extração, Implantes, Raspagem, Obturação, Próteses.

Oftalmologia

A Oftalmologia trata das doenças relacionadas aos olhos e a visão, como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo, o glaucoma e a catarata.

Sintomas Relacionados
Vista cansada; dificuldades em enxergar; vista embaçada; irritação no olho; coceira nos olhos; olho seco; dor de cabeça; visão distorcida; perda da visão.

 

Exames Relacionados
Exame de acuidade visual; tonometria; mapeamento de retina; Ultrassom de globo ocular.

Ortopedia

O profissional ortopedista é responsável por diagnosticar e realizar o tratamento de problemas nas estruturas do sistema locomotor em geral, além de acompanhar as patologias que comprometem o funcionamento do organismo. Durante a consulta, os melhores médicos analisam o paciente de forma sistêmica. Ou seja, verificam hábitos comportamentais da pessoa, como o estilo de vida levado, hábitos alimentares, a qualidade do sono daquele paciente, se ele costuma praticar atividades físicas com frequência e outras condições. Assim, é possível identificar possíveis lesões, traumas ou até mesmo o que está causando dores, chegando até o foco real do problema. Para auxiliar no diagnóstico, o médico ortopedista também pode solicitar alguns exames, sendo eles de imagem ou de rotina, além de ser responsável por prescrever tratamentos alternativos, prescrever medicamentos e indicar a realização de fisioterapia, por exemplo.

Quando procurar por um?

Quando surge uma dor, inchaço ou vermelhidão no corpo, é comum que o paciente espere um tempo antes de procurar por ajuda profissional. Isto porque, em alguns casos, é comum que, ao ser uma lesão ou trauma leve, os sintomas desapareçam com o tempo. Essa prática pode, inclusive, agravar a condição clínica do paciente e acabar ocasionando em tratamentos mais invasivos e onerosos.

É importante saber que não é comum sentir dor na coluna, joelhos, ossos, músculos ou nas articulações. O nosso corpo tem o costume de dar alguns sinais quando existe algo de errado acontecendo. É importante que você não espere os sintomas piorarem para procurar ajuda médica. Nestes casos, o recomendado é que você procure um médico ortopedista.

A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.

Proctologia

A Proctologia é a área da medicina que cuida das doenças relacionadas a parte terminal do aparelho digestivo, que compreende o cólon, o reto e o ânus.

Sintomas Relacionados
Hemorroidas; doenças inflamatórias; prisão de ventre.

Exames Relacionados
Toque retal; Colonoscopia;PSA.

Radiologia

Radiologia é o ramo ou especialidade da medicina que utiliza as radiações para a realização de diagnósticos, controle e tratamento de doenças. Ela permite a visualização de ossos, órgãos ou estruturas através do uso de radiações (sonoras, eletromagnéticas ou corpusculares), gerando desta maneira uma imagem. Nas últimas décadas foram acrescentados novos métodos de imagem como a tomografia computadorizada, a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética nuclear.

Reumatologia

Reumatologia é a especialidade médica que trata das doenças que acometem as articulações e os tecidos conjuntivos que as cercam. O reumatologista trata doenças como artrite, osteoporose, febre reumatoide, psoríase, gota, esclerose e fibromialgia.

Sintomas Relacionados
Dor nas articulações; inchaço nos pés; mãos rochas; rigidez nas articulações.

Exames Relacionados
Raio-X de mãos; ácido úrico; densitometria óssea; FAN (fator antinúcleo).

Procedimentos relacionados
Infiltrações, punções articulares, capilaroscopia, análise do líquido sinovial.

Traumatologia

É a especialidade médica que investiga, diagnostica, trata e acompanha enfermidades relacionadas com fraturas e lesões ósseas e tendinosas provocadas por eventos traumáticos no aparelho músculo-esquelético ou locomotor, composto por: braços, mãos, pés, pernas, coluna , bacia, músculos, tendões e ligamentos.

Sintomas Relacionados
Os acidentes mais comuns atendidos e tratados pelo traumatologista são: traumas desportivos, acidentes domésticos, de trânsito, e de trabalho.

 

Exames Relacionados
Radiografia, tomografia, entre outros.

Urologia

Urologia é a especialidade médica que trata das doenças relacionadas ao sistema urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor masculino. O Urologista também é o médico indicado para fazer o diagnóstico e cuidar da prevenção ao câncer de próstata.

Sintomas Relacionados
Ardência para urinar; dor para urinar; dificuldades para ter ereção; sangramento na urina; fimose; dificuldade para ter filhos, dor nos testículos.

 

Exames Relacionados
Creatinina; ureia; PSA; Testosterona; Ultrassom de próstata; Ultrassom de vias urinárias; Ultrassom de testículo; Tomografia de abdômen total; toque retal.

AGENDE AGORA SUA CONSULTA VIA WHATSAPP.

FALE CONOSCO

Entre em Contato

Preencha os campos abaixo com suas dúvidas, estamos ansiosos para lhe atender!